sábado, 10 de janeiro de 2009

Bom Ano & Felicidades


Ontem uma menina de dois anos, pelo meio da sua franja rebelde, desejou-me “bom ano e felicidades”. Fiquei a pensar... numa altura em que oferecemos presentes e fazemos votos de saúde, amor e paz nunca deixamos de lado a(s) felicidade(s). E em que consiste, afinal, ser feliz? Teremos noção se já o somos ou se ainda falta um bocadinho?
É nestas considerações que a minha atenção recai sobre um artigo assinado por Carla Ramos para a revista Happy (nem de propósito!), edição de Julho do ano que agora demos por concluído. Título: How to be happy? - Tudo o que sabem as pessoas felizes. Lead: A Psicologia Positiva centra-se na análise das pessoas felizes. Quem são, o que têm em comum? Quais os seus comportamentos? O que sabem? Mais à frente a autora explica-nos que Martin Seligman, Dan Baker e Tal Ben-Shahar partilham esta nova abordagem na área da Psicologia: a Psicologia Positiva. Fundamentalmente, o que a distingue da convencional que todos conhecemos (ou julgamos conhecer) é o facto de transferir a ênfase para o que temos de bom, identificando os pontos fortes de cada indivíduo e utilizando-os como base de trabalho, ao invés de apontar as fraquezas humanas e tentar remediá-las. Os resultados têm-se revelado bem mais eficazes do que os alcançados até aqui e têm como objectivo simplesmente procurar possibilidades.
Assim, o que distingue as pessoas felizes dos demais? Como as podemos reconhecer na nossa sociedade? Os autores deixam-nos algumas dicas que transcrevo como mote para reflexão no início deste novo ano.

As pessoas felizes…

1. Promovem as emoções positivas
2. Enfrentam o medo
3. Sabem gerir o perfeccionismo
4. Têm um diário
5. Tiram partido do trabalho
6. Estabelecem metas
7. Encontram a sua vocação
8. Passam pouco tempo sozinhas
9. Têm um bom relacionamento
10. São mais espirituais
11. Fogem das más relações
12. Têm dinheiro Q.B.
13. Sabem dizer “Não”
14. Estabelecem uma relação com elas próprias
15. Têm tempo para si
16. São optimistas
17. Sabem perdoar
18. Aprendem a meditar
19. Têm uma vida diversificada
20. Introduzem propulsores da felicidade.

“As pessoas felizes não têm vidas sem problemas. Têm é a capacidade de reagir bem quando os problemas surgem.”, Dan Baker

1 comentário:

João disse...

Testado e aprovado! ;)


Happy Life para a Minhokinha*