quinta-feira, 7 de maio de 2009

Romance Negro & Outras Histórias

Sim, sou fã incondicional de Rubem Fonseca e não resisto a enriquecer a minha biblioteca com as suas narrativas. Em Romance Negro & Outras Histórias, o escritor brasileiro apresenta-nos personagens intrigantes, misteriosas, decadentes e humorísticas, figuras densamente criadas com uma riqueza e complexidade psíquicas notáveis. Rio de Janeiro, a grande urbe onde (quase) tudo acontece. O malandro das ruas cariocas, a mulher que vive a vida solitária do vizinho pela janela, o pastor da Igreja de Jesus Salvador das Almas cujo trabalho de salvação decorre diariamente das 8h às 11 horas da manhã, fragmentos do diário secreto de Teodor Konrad Nalecz Korzeniowski, o enfermeiro bandido que se apodera do livro de panegíricos do seu enfermo... e os meus favoritos: o vegetariano implacável que se deixa apaixonar pelo olhar sedutor de uma truta num aquário de marisqueira e o enigmático escritor que leva a uma convenção internacional de literatura o seu terrível segredo. São muitas as razões para conhecer este conjunto de contos de Fonseca que, como já havia acontecido em A Grande Arte, nos envolve no seu rodopio narrativo, nos surpreende e nos deixa com vontade de ter mais cem páginas para ler.

Um olhar pode mudar a vida de um homem? Não falo do olhar do poeta, que depois de contemplar uma urna grega pensou em mudar de vida. Refiro-me a transformações muito mais terríveis.

(…)

Decidi que não comeria a truta. Certamente saberiam fazer ali um suflê de espinafre.

Subitamente percebi que uma das trutas me olhava. Nadava de maneira mais elegante do que as outras e possuía um olhar meigo e inteligente. O olhar da truta deixou-me encantado.


“Olhar”, in Romance Negro & Outras Histórias, Rubem Fonseca

1 comentário:

Unknown disse...

ki fome hein.

deu vontade de ler...

e de comer...

;)