segunda-feira, 16 de março de 2009

Drop Dead, Gorgeous!!


Em Cabo Verde, o homem manda em casa e à mulher compete mandar na cozinha. Não não, levantam-se as vozes das novas gerações pós-Independência, não não! Isso era dantes, no tempo dos nossos pais e avós. Hoje em dia o homem e a mulher desempenham iguais funções, salvaguardando a tendência natural que as senhoras têm para os cozinhados e os senhores para a mecânica, nós somos seres esclarecidos, estudámos fora, lemos bastante, somos os homens do século XXI, caramba! Concordamos que haja um dia especial nos tre-zen-tos-e-se-ssen-ta-e-cin-co do ano para honrar a mulher e em casa ajudamos no que podemos. Levamos o lixo e mudamos uma ou outra lâmpada. As nossas mulheres são Deusas, queremos que sejam felizes, oferecemos-lhes tudo o que podemos para tornar as tarefas domésticas mais fáceis e de vez em quando até ajudamos a dar a papa aos putos.


São estes os homens esclarecidos, cultos, estudados, viajados, info-incluídos sempre com uma palavra a dizer ou um dedo a apontar ao que está mal na nossa sociedade. São os homens do século XXI: cheirosos, aprumados, vaidosos, que por vezes se deixam convencer a usar um hidratante facial e um exfoliante para o corpo. São os homens modernos que compram casas com grandes varandas em busca de paz (ideal muito em voga), que fazem obras para se sentirem mais confortáveis, que passeiam pelo mundo no seu i-phone enquanto um vagabundo qualquer dá uma mija mesmo ali ao seu lado, que vêem A Quadratura do Círculo religiosamente na SicNotícias em África.


Inexplicavelmente são os mesmos homens que se deparam com uma recém-mamã e se escandalizam se a encontram fora de casa depois das 20 horas. Not Allowed! Mamã não é um ser humano (atenção: Humano), mamã não sente nada para além das necessidades do filho, mamã não pode querer dançar (mamã estará doida?), mamã não pode sorrir descontraída. Mamã não pode conviver com os amigos, mamã não pode ir para a fila da frente de um concerto saltar até as pernas quase cederem... rir satisfeita e até (oh pecado dos pecados) sentir-se um pouco adolescente. Não senhora!! Onde é que a mamã pensa que vai depois do sol desaparecer? Já para casa, sua parodienta, olhar as paredes do quarto do bebé enquanto este dorme e contar os minutos até ele acordar! Já para casa, sua parodienta, porque mamã não tem direitos (exceptuando o direito legal de amamentar e olha que sorte!), só obrigações, inúmeras e infindáveis obrigações. Engraçado que até a maioria das mulheres é profundamente machista, são as primeiras a sentirem-se incomodadas com a boa disposição da mamã. Que sorte, dizem elas com um meio sorriso, no meu tempo não era nada disto. (Tradução: a tua descontração e capacidade de ser Mãe e um ser humano individual e autónomo aflige-me os nervos!)


Assim, e em resposta às preocupações que o mundo manifesta ter com a mamã e sua prole, fica aqui a resposta para todos: o bebé está bem, ficou em casa a ver televisão e quando tiver fome vai ao frigorífico buscar o seu leitinho. Está bem assim?


Foto: fashion

16 comentários:

Unknown disse...

sai de baixo :D

Anónimo disse...

oh minho-kinha: que fantástica capacidade esta tuda de dar corpo, através das palavras, ao que me apetece berrar tantas vezes aos sete ventos - és linda!

Catarina Cardoso disse...

ahahahahahahahhah

Muito bom este grito do Ipiranga!
Dá-lhes Minhokinha!

É triste mas há coisas tão fortes tão enraizadas que fazem estalar todos os vernizes!!!!!

Bjs e espero que repitas essa paródia sabi muitas vezes, pq as mães querem-se acima de tudo equilibradas e bem consigo próprias e não umas amarguradas pelos saltos que não deram e pelas gargalhadas que oprimiram!!!

Anónimo disse...

Bravo, Minhokinha-;)
Estás certa, muita certa. Para se dar amor, temos que estar bem connosco. É de lamentar que nesta altura do campeonato, ainda exista esse tipo de mentalidades !!!
Bjs-;)

Anónimo disse...

Esta partilha tocou-me, por duas razões: a primeira, por eu ter sentido na pele essa discriminação e sabemos que com os pápás ninguém tem essa reacção, segundo porque fiquei feliz de ver a tua analise delciosamente literária com uma perspectiva clara das desigualdades de género...precisamos de mais vozes como a tua na nossa terrinha.

beijinhos
Lala

Por: Catarina Abreu disse...

Essa ironia fica-te tão bem! Muito bem dito!! Qualquer dia fundam um clube das mamãs "parodientas" e "desnaturadas" para lutar pelos seus direitos. Este texto pode ser um bom manifesto inicial ;)

Beijinhos e continua a brindar-nos com a tua escrita.

Margarida disse...

E eu garanto que assino por baixo nesse clube! Mamã não se anula como ser humano só porque decide ser mamã! Bem pelo contrário! Ela só demonstra que tem capacidade de continuar a existir como ser individual e prolongar essa existência num outro ser. Sempre com o mesmo espírito, o mesmo amor às coisas e ao mundo, a mesma responsabilidade e capacidade de dar resposta a mais um desafio que se soma a todos os outros. A todas as mamãs: façam favor de ser felizes, de parodiar, ouvir os "Da Weasel" mesmo ao lado da coluna, dançar e fazer todas as coisas que contribuam para o bem estar e realização pessoal...e depois, chegar a casa com um sorriso enorme e oferecê-lo ao vosso rebento!

Cesar Schofield Cardoso disse...

Ups, foi precisamente nos Da Weasel que fiz esta brincadeira à Ana. Espero que ela não me tenha metido nessa categoria de homens "esclarecidos".

Eu tenho uma estória ao contrário para contar: tinha a Naia 9 meses e a levei para S.Vicente, onde abria uma expo. Foi um escândalo geral! Por todo o lado que ía, de bébé ao colo, principalmente as mulheres perguntavam: onde está a mamã? E ficavam escandalizadas quando lhes dizia que éramos só os dois. A família então quase que condenava a mamã por deixar uma coisa dessas acontecer.

Enfim, preconceitos estão em ambos os lados.

DE OLHO NA CIDADE disse...

Mandou muito bem. Essa mentalidade machista que impera deve-se ao facto de boa parte das mamãs não terem coragem de fazer o que sentem... e sim como diria uma amiga minha, a única coisa que o papá não faz é dar de mamar e para isso existe o biberão

Caga nessas mamãs hipócritas, que morrem de vontade de cair na gandáia mas como não têm coragem massacram quem o faz. Espero ver-te em todas as paródias que puderes e te apetecer estar. Beijinhos

Anónimo disse...

Responde-me a uma dúvida, de olho na praia: essas mãe não têm coragem ou não podem, não lhes é permitido este grito de ipiranga??? Não achas que estás a ser machista da mesma forma???

Minhokinha disse...

As mamãs estão unidas nesta "luta" silenciosa e fazem muito bem! Não é uma questão de machismo, de man versus woman, de quem manda mais...por isso fiz questão de salientar que me foram dirigidos vários comentários vindos da parte de muitos senhores mas também de algumas senhoras.
O que me parece fundamental aqui é a questão da liberdade individual e o facto de muitas pessoas (ainda) a questionarem com base em preconceitos extremamente mesquinhos e old-fashioned. Afinal em que século estamos? XIX ou XXI?

Pedro Moita disse...

E eu como futuro papá, mas acima de tudo companheiro de um(a) ser humano que vive a 100% o que de bom a vida tem para dar, lá ficarei muitas vezes no conforto do lar a ver as "Donas de casa desesperadas", os jogos do Benfica e a comer tremoços junto do Cisquinho. Lá mais prá frente já me fará companhia na Playstation

Unknown disse...

campeão pedrão,

é isso aí. o teu comentário está show di bola.

quem sabe a gente n cria um clubinho dos papás modernos....

rs

abrx i 1love

Anónimo disse...

Sim sra!!!!!

Bela provocação que a minhokinha arranjou aqui! Nunca vi debate tão aceso por estas bandas!

Obrigada!

Sofia Fonseca disse...

oi minhokinha,

adorei o artigo, mas sabes o que acho.. eh verdade que temos uma sociedade super machista e fechada, mas tambem invejosa e acho que muitas das pessoas que te perguntavam era mesmo de inveja por talvez ja terem passado pela mesma fase e de nao saberem viver para elas e viver para a crianca. e quando te veem a curtir a vida e que o teu bebe esta em casa e que quando voltares podes continuar a curti-lo, cai nelas o sentimento de frustacao e dai esses comentarios. as mulheres ja comecaram a trabalhar, sair sozinhas, mas acho que muitas por necessidades, nao pelo sentido de ser natural como o sexo oposto e na maternidade, continuam a assumir o papel sozinhas.. a matar-se porque eh o papel delas..

forca.. viva as mamas que sabem curtir o ser mulher e mae :)

beijinhos,
sofss, mama di karim e salim

Anónimo disse...

Aninha, Aninha, Aninha...cuidado que alguém pode levar a mal...que é isso de poder escrever tudo o que se sente? Liberdade, mas não tanta, que faz mal à pele!!!
Além disso, quem entende essa necessidade adolescente de estar à frente dos concertos, fumá-las, apanhá-las e saber que o filho está bem entregue e a viver os seus momentos de infância com outra pessoa chegada que não nós (e está a adorar, na mesma)?
ADORO-TE POETA :)