segunda-feira, 31 de março de 2008

Por que não lemos Arménio Vieira?


O apontamento que aqui deixo hoje nasce da revolta já quase enraizada em mim. Por muito que me esforce, não consigo compreender por que continuamos a votar este escritor genial ao mais declarado ostracismo. Não teremos ainda aprendido a lição que este e outros países nos têm dado ao longo da História? Temos obrigação de distinguir, honrar e homenagear os nossos homens e mulheres das mais variadas expressões artísticas em vida...e não, como é costume, depois do véu sombrio e fatal cobrir a sua genialidade. Passamos por ele todos os dias na esplanada do Sofia e nada fazemos: do que estamos à espera?

Fica aqui a minha palavra de ordem e incentivo: leiamos Arménio e divulguemos este escritor cuja escrita pouco ou nada reflecte a mundividência cabo-verdiana. Vieira é um escritor contemporâneo, mundano e actual que merece ser conhecido por todos os amantes das letras de expressão portuguesa.

Publico, em jeito de homenagem, um excerto do Eleito do Sol, a sua estreia na ficção em 1990, e Antipoema, um dos melhores textos que constituem as suas Mitografias, de 2006.

2 comentários:

Unknown disse...

Acho que tens razão.Apesar de não ter lido nada do Arménio, fiquei curiosa ...vou-o ler
O valor das pessoas deve ser reconhecido em tempo util. É pena que nem sempre seja assim.
Beijos e força

Unknown disse...

tem gente que lê e partilha. visita os momentos (http://odiaquepassa.blogspot.com)

;)