sexta-feira, 14 de março de 2008

My Books, my Life

"Há duas maneiras de receber a vida. Uns recebem-na mecânica e automaticamente, como aqueles que aceitam uma moeda, não investigam se ela é falsa, e assim a vão passando de mão em mão. Outros recebem-na num acto de vontade e de raciocínio, pensamento, reflectidamente, aplicando às noções morais a consciência do químico que não recebe o produto das fábricas sem o analisar e lhe reconhecer o valor.
Sê destes últimos. Não adoptes sem exame as noções comuns; pelo contrário: pensa de novo o que foi pensado ou impensado antes de ti; mede as noções de família, de pátria, de coragem, com uma curiosidade séria de observador e com um cuidado beneditino de analista; disseca tudo, comete todos os sacrilégios, sê o iconoclasta combatido, contanto que ponhas de acordo a tua vida com a tua razão. (...) De criaturas tornemo-nos criadores." (Raul Proença, in António Reis, Raul Proença, Estudo e Antologia, Lisboa: Alfa, 1989)

3 comentários:

Anónimo disse...

Está fixola o blog.

Gostei de ler-te.

Mais um para o bookmark


Força com a Minhokinha

PS: Curti as expressões em crioulo que parecem-me já sairem espontaneamente. Estas no mesmo caminho da Kata, mais uma Badia do Minho (ah ah).

paubrasil disse...

tu mi piagge...

Ana Rita disse...

Sim...faça o favor de continuar a partilhar as suas leituras porque são muitooooo boas.E quanto á escrita renovo o pedido, gosto muito de te ler :)
Beijo no coração