quinta-feira, 8 de julho de 2010

Velvet Vila





Esta é para a Gisela, num brinde de taça à nossa Vila.

A Vila é uma mulher madura, redonda nos seus pudores. Tem anca larga, um avental branco e sempre um tabuleiro de doces quentes acabados de sair do forno que é como que um prolongamento dos seus braços.
A Vila não se entrega a estranhos na primeira conversa, é recatada, prevenida, enfeita o seu brio numa longa trança que enrola na nuca e prende com um travessão.
A Vila é doce, tem aquele cheiro de maresia misturado com os velhos e nobres tempos. A juventude de hoje, eclética e barulhenta, toma-a de assalto sem pedir licença, mas a Vila não se incomoda, alarga ainda mais o seu sorriso de avó e a todos acarinha com tabuleiros de doces cada vez maiores e mais deliciosos.
Quem vem à Vila quer sempre voltar, porque aqui o sonho passeia-se connosco nas pedras das calçadas, baila nas luzes dos lampiões, mergulha nas ondas revoltadas deste mar e sai com cheiro a sargaço.
A Vila não é minha mas eu adoptei-a. Chego com um sorriso, aceito sentar-me na cadeira que sempre me oferece e por ali me fico. Tão bem, tão natural como se estivesse em casa.

Fotos: Vila do Conde, 7.07.2010, by Minhokinha

2 comentários:

gicas disse...

A minha Vila, que é também tua.
Confesso que me emocionei. Confesso que esse é o retrato de um pequeno paraíso à Beira Mar plantado , como diria o Régio...

Um paraíso que tem sabido, pelo menos urbanistica e culturalmente, sobreviver à mancha dos novos tempos.

O cheiro a Sargaço. Ah, esse cheiro! A lota do meu avô, que regressou às origens, junto ao Fluvial..

A Vila é uma "varina", uma peixeira, uma moça da aldeia vestida de cetim que vem à cidade aos dias de feira...esse imenso calçadão junto ao mar, que se estende pelas Caxinas, rumo à Póvoa.

Obrigada por acariciares as minhas saudades...

Minhokinha disse...

Ainda bem que gostaste. Não consigo sentir a Vila sem me lembrar de ti. Está cada vez mais bonita, está de braços abertos à espera da filha-pródiga que à casa sempre torna!:)

Beijinhos*