sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Nu Bai odja Mito


Breve chamada de atenção para a exposição do artista cabo-verdiano Mito a inaugurar na próxima segunda-feira, no auditório do BCA, Cidade da Praia. Minhokinha teve direito a uma preview e garante que vale a pena espreitar a visão particular de Mito sobre o (sub)mundo das Hiaces que, para quem não sabe, é o transporte colectivo mais utilizado em Cabo Verde.


Fica aqui uma apresentação na voz de quem concebeu esta exposição:


Às vezes, arrepia ver um Hiace, totalmente abarrotado, a 120 km/hora, e o condutor a gritar "Somada, nu bai!". Outra vez, o sobressalto de um veículo, com estampa do Leão do Judá, a anunciar "Biscaínho, directo", entrecortado por um estridente reagee-music, "Babylon by Bus". Sintomático. Por isso, sem mais delongas (nem ilusões, nem complacências), abramos as comportas das nossas realidades (quase sempre herméticas) e deixemos passar os Hiaces – "Tarrafal, numa pancada, nha gente. Via Pedra Badejo!"...sem mantchontcha.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueci-me completamente!!!!!!!! Fogo... passou-me, vou hoje ;-)

Al-Qaerva disse...

Se a VW Kombi (aka Pão de Forma) é a carrinha roots dos povos do Norte da Europa, a Hiace é sem dúvida do Sul.

Judah não era teu primo... dirias "Sangue do Jesus"? Fica estranho quando nos referimos a icones/avatares/arquétipos na primeira pessoa, neste caso a representação do Imperador Haile Selassie, Rei dos Etiopes, de África, único rei negro que não sucumbiu ao homem branco ocidental e opressor(também conhecido por Jah Rastafari).


Hiace 4ever! Jah bless =)