quinta-feira, 22 de maio de 2008

"Jamais houve alma mais amante ou terna do que a minha, alma mais repleta de bondade, de compaixão, de tudo o que é ternura e amor. Contudo, nenhuma alma há tão solitária como a minha - solitária, note-se, não mercê de circunstâncias exteriores, mas sim de circunstâncias interiores. O que quero dizer é: a par da minha grande ternura e bondade, entrou no meu carácter um elemento de tristeza, egocentrismo, portanto de egoísmo, produzindo um efeito duplo: deformar e prejudicar o desenvolvimento e a plena acção interna daquelas outras qualidades, e prejudicar, deprimindo a vontade, a sua plena acção externa, a sua manifestação. (...)

Uma das minhas complicações mentais - mais horrível do que as palavras podem exprimir - é o medo da loucura, o qual, em si, já é loucura!"

Notas Íntimas, Fernando Pessoa

4 comentários:

Catarina Cardoso disse...

Ahhhhhhhhh, estava a ver que a Minhok(t)inha estava a desanimar....


Por acaso terás alguma obra deste senhor para a troca????
É que anda-me a apetecer mergulhar no Fernando Pessoa mas não encontro à venda em lado nenhum....

beijinhos
Catarina Cardoso

GreenHouseSpecial disse...

A existência é cheia de paradoxos e o Fernando Pessoa foi um mestre a expressá-los.

Não deixes de nos presentear com estas pérolas.

***

Minhokinha disse...

No paradoxo está o sublime encanto da vida... embora por vezes não pareça.

Catarina, tenho alguns livros cá mas pouca coisa. Recomendo a biblioteca do Centro Cultural Português, onde tenho ido buscar estas pérolas.

Catarina Cardoso disse...

Thanks

Por acaso não me tinha lembrado desse recurso que por acaso em autores de língua portuguesa está do meu ponto de vsita muito bem apetrechado

beijinhos
Catarina C.